O Ciborrense

Pesquisa

Ir al Contenido

Junta de Freguesia

Instituições

Aldeia do Ciborro, sede de freguesia pertence ao concelho de Montemor-o-Novo, da qual dista 19 km.
Com cerca de mil e duzentos habitantes, esta freguesia é composta por uma extensa planície de agradáveis paisagens. As suas gentes são hospitaleiras e a gastronomia é tipicamente alentejana. Na parte urbana da freguesia, são os arruamentos e a escassez de espaços verdes que mais preocupam os habitantes e a autarquia.
- Que área ocupa a freguesia e como surgiu?
A freguesia de Ciborro faz parte do concelho de Montemor-o-Novo e ocupa uma área de 55,28 km2. Foi criada em 1985, anteriormente pertencia à freguesia de N. Sra do Bispo, freguesia urbana com sede em Montemor.
- De que equipamentos e infra-estruturas dispõe a freguesia?
Àgua e esgotos domésticos na totalidade da aldeia, dispomos de uma Estação Elevatória e de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
Faltam contudo algumas coisas, tais como alguns arruamentos e espaços verdes.
Largo da Fonte Nova, uma obra que jà foi concluida, mas que nos deixa um pouco tristes pela sua finição.
- Quais as principais carências da freguesia?
As principais carências são sem dúvida a falta de arruamentos, de espaços verdes, Posto da G.N.R. Outra das carências da freguesia é o arranjo da E.N. 2, pois o piso está em muito mau estado e muitos dos que aqui residem tem que se deslocar a Montemor-o-Novo para trabalhar. A Junta de Freguesia do Ciborro em conjunto com outras Juntas de Freguesia do concelho já desenvolveu algum trabalho nesse sentido enviando um abaixo-assinados à JAE, ao Governo Civil, à CCRA, a todos os Grupos Parlamentares e a outras entidades competentes, mas ainda estamos à espera de ver o nosso problema resolvido.
Apòs o arruamento de algumas ruas da Aldeia jà estar terminado ainda faltam muitas a fazer. Apesar de todos os inconvenientes que esses trabalhos trazem para os moradores, é com bastante prazer que se circula nas ruas que jà estão terminadas.
- Quais as suas principais potencialidades?
É uma Aldeia rodeada de muitos terrenos agricolas, terrenos esses que tem vindo a ser disponibilizados para a contrução de novos bairros residenciais.
Podemos verificar a contrução do novo bairro que embeleza a nossa Aldeia.
Como todas as terrras do interior do Alentejo, o Ciborro não escapa à fuga da população para outras terras e outros paises onde se tenham melhores condições de vida. Faz-nos prazer de ver que muitos dos nossos conterraneos optam por fazer casa e continuar a sua vida nesta Aldeia, onde seguramente se sentem bem.

Contactos:
Rua do Correio, 8
7050-611 CIBORRO
Telef.:  266 847 153
Fax.:  266 847 153
E-mail.: jfciborro@mail.telepac.pt

Junta de freguesia do Ciborro
Junta de freguesia do Ciborro

Inicio | Notícias | Agenda | Desportos | Turismo | Ciborro | Instituições | Contactos | Mapa del Sitio


Regresar al contenido | Regresar al menú principal